-
Arquitetos: Architekten, Felipe Palacios + Johann Moeller
- Área: 209 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bicubik
-
Fabricantes: Ecuaroofing, Esacero, GRAPHISOFT, Jens Bokel, TEKNOMUEBLE
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Doble Soga ("Corda Dupla", em português) explora uma arquitetura muito distante dos exercícios formais e aborda uma solução que media a poética espacial e à construtiva. Ela constitui uma resposta que articula as demandas de uma jovem família, potencializa as relações inerentes de seu contexto imediato e revela uma qualidade tectônica material condensada em uma obra contemporânea de simplicidade elegante, expressiva e acolhedora.
Muitas árvores antigas precederam a intervenção arquitetônica: desde o primeiro croqui, a presença marcante da vegetação existente foi considerada, o que determinou a posição dos volumes que estrategicamente evitam as árvores e respondem às condições do lote com frente e fundos.
A predominância de um abacateiro, seguido por uma série de limoeiros, estabeleceu a orientação de uma alameda ou passeio de entrada que atua como um espaço de transição do espaço público para o privado, e termina no beiral natural formado pela copa do abacateiro e pela entrada da casa.
Seguindo a entrada, um espaço em planta livre com um teto levemente inclinado abriga a área social que considera em seu desenho uma árvore de chirimoia, o jardim dos fundos e o terreno inclinado. O espaço social é grande, aberto e flexível. O deque de madeira flutua abrigando uma grande sala de estar que se abre francamente convidando o jardim para dentro. Ele estabelece um espaço de estar e pontua uma textura material, que exala frescor e múltiplas transparências. A relação entre o interior e o lado de fora é desfeita por grandes portas dobráveis que permitem que o jardim entre na sala de estar e vice-versa.
O caráter da casa se manifesta na predominância de materiais expressivos, como tijolos aparentes, aço, madeira e sua disposição cuidadosa. As dimensões dos tijolos de 27x13x7cm regulam a modulação das fachadas externas e internas, através do uso de uma disposição em "corda dupla" que dá uma textura especial aos grandes planos de cerâmica. A fachada é construída com uma parede dupla, e atrás do tijolo fica oculta uma câmara de ar ventilada que evita os efeitos negativos da umidade, melhora o conforto térmico interno da casa, agrega calor e reduz a perda do mesmo.
A estrutura metálica fica aparente em locais estratégicos por toda a casa. Pérgolas, beirais, corrimãos, escadas, vigas de borda e clarabóias foram cuidadosamente projetados para que suas partes expostas não apenas demonstrem as qualidades de suporte de carga do aço, mas também suas qualidades plásticas. O resultado é uma volumetria sólida onde o tijolo contrasta com a leveza da madeira e do aço.
Como arremate, uma cobertura habitável se integra ao projeto, e é acessada por meio de uma escada helicoidal esbelta, cuidadosamente fabricada em metal. O morador experimenta a subida a partir do lado de fora da casa. No terraço, a vista de 360 graus sobe sobre as copas das árvores, os telhados das casas vizinhas, percorre o Ilaló, e termina no perfil da montanha andina.